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Vitarum é tema de reportagem do CQCS, maior Portal de Seguro do Brasil, no seu aniversário de 16 anos de fundação.

Há 16 anos, a Vitarum Corretora de Seguros, de Niterói (RJ), cumpre seu compromisso de tratar os clientes de maneira personalizada. “Por mais que hoje tenhamos milhares de negócios concretizados por ano, nossos processos e sistemas nos permitem saber o histórico e as principais preocupações e características de cada cliente”, diz Ralph Möller, sócio da corretora.

O pai, Carlos Augusto Cabral, se tornou Corretor de Seguros em 2001. “Depois de atuar por muitos anos nas seguradoras Bradesco e Banerj, posteriormente adquirida pela Itaú, ele veio atuar com seguros pela perspectiva do Corretor”, conta Möller.

Ralph é especialista em TI, graduado e pós-graduado na área, e passou a ajudar o pai nas tarefas que envolviam conhecimentos de informática como montagem e configuração do ambiente de rede e instalação e operação dos programas de cálculo e do sistema CRM (“Customer Relationship Management” – Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente), por exemplo.

A Vitarum é uma corretora familiar. Além de Ralph, a irmã, Renata Möller, também é sócia. “Nos tornamos sócios do meu pai, pois na época a melhor solução para ter um CNPJ era criar uma Sociedade Limitada. Naturalmente, no início, a estrutura era bem pequena, mas cresceu ano após ano”, recorda Ralph.

Além dos filhos, a mãe, Vanêssa Möller, também atua na corretora. Profissional experiente com mais de 40 anos no ramo de seguros, ela está na Vitarum desde a fundação da corretora atuando na área administrativo-financeira. “Ela é o baluarte da empresa”, diz Ralph.

Ele conta que o pai, Carlos, é Corretor desde 2001 e a criação da Vitarum, em 2006, proporcionou um crescimento ainda mais acelerado dos negócios. “O dia a dia começou a demandar mais atenção minha e da minha sócia. Ao mesmo tempo, as receitas também proporcionaram que pudéssemos nos dedicar cada vez mais”, recorda.

A partir daí, ele diz que a entrada na corretora foi um processo natural porque foi a união da necessidade da Vitarum por mais atenção com o desejo dos irmãos de participar junto com a oportunidade proporcionada pelo crescimento do negócio da família.

“A experiência tem sido ótima! É muito trabalho, mas também muito gratificante ver onde chegamos e a satisfação dos nossos funcionários, clientes, amigos e parceiros com a Vitarum”, destaca.

Com o crescimento da empresa, ele decidiu mergulhar no negócio e fez o curso de formação. E, desde 2015, é corretor profissional. Para ele, uma característica marcante da trajetória da corretora é o avanço da tecnologia. “A evolução das ferramentas e dos processos nos permitiu gastar cada vez menos tempo em atividades paralelas para focar no que mais importa, que é o atendimento aos clientes e suas necessidades”, diz.

Ele conta que no começo era necessário instalar programas de cálculo das seguradoras em cada computador, lidar com incompatibilidade dos programas entre si e com os computadores, atualizar versões, protocolar fisicamente propostas nas sucursais, enviar documentos físicos por correio “Uma série de atividades que simplesmente são impensáveis atualmente”, afirma.

Diferente do que acontecia no passado, Ralph conta que hoje praticamente todos os cálculos são realizados pelos portais, diretamente na web. “Não existe mais necessidade de atualizar versões ou se preocupar com incompatibilidades. Grande parte dos negócios são feitos totalmente pelo WhatsApp e ficamos meses sem precisar ir presencialmente nas sucursais”, diz ele.

Por isso, ele considera que a evolução da tecnologia permite focar ainda mais em conhecer os clientes e os produtos ofertados pelo mercado. E, por falar em transformação, mudança e tecnologia, Ralph conta que a pandemia pôs tudo à prova. “Como nossa infraestrutura tecnológica estava bem sedimentada, felizmente conseguimos lidar bem com o impacto provocado pela pandemia”, considera.

A tecnologia teve um papel fundamental na capacidade da corretora em responder rapidamente ao novo paradigma imposto pela Covid-19 e a Vitarum conseguiu manter o nível de relacionamento com o cliente. “É provável que a maioria sequer tenha percebido que nosso escritório ficou praticamente vazio por quase 18 meses enquanto todos trabalhavam normalmente de suas casas”, avalia.

Ele conta que o Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente da Vitarum já era na nuvem. Isso permitiu que rapidamente a corretora conseguisse viabilizar que os colaboradores pudessem trabalhar em home office. “Reorganizamos nossos processos para os clientes sentissem o menor impacto possível”, revela.

Com 16 anos de atuação, a Vitarum tem uma carteira bem diversificada. “Enquanto a maioria das corretoras tem o Seguro de Automóvel como carro-chefe, somos especializados em Ramos Elementares, principalmente em Seguros Residenciais, Empresariais, Imobiliários e Garantias para Aluguel (Fiança e Capitalização), que representam mais de 50% da nossa receita bruta”, analisa.

Ele diz que a especialização nos Ramos Elementares já ajudou a Vitarum a ganhar algumas premiações em campanhas das seguradoras parceiras. “Também conseguimos estar entre as 5 primeiras Corretoras no país a comercializar Título de Capitalização para Garantia de Aluguel quando o produto foi lançado no mercado”, afirma.

Para ele, o grande marco na trajetória da Vitarum foi quando junto com a irmã, Renata Möller, passaram, em 2016, a de fato a atuar no dia a dia da seguradora. Nessa época, a corretora atingiu um ponto crítico que exigiu que os irmãos e sócios passassem a se envolver mais na rotina da corretora atuando efetivamente na consultoria e comercialização de Seguros.

“Desde a fundação até 2016 não éramos tão presentes. Ela, formada como Designer, e eu, formado em Tecnologia da Informação, contribuímos cada um em sua área e prospectando clientes”, diz ele.

Ralph explica que o nome “Vitarum” significa “vidas” em latim. “É o plural de “vitae”, que palavra mais conhecida pois é muita usada nos currículos: “curriculum vitae”. Nossa marca expressa bem nosso objetivo que é melhorar e proteger as vidas e o patrimônio de nossos clientes!”, finaliza.

 

Fonte: CQCS

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